SÉRIE: As garotas do fundão e o Estoicismo
Série da Netflix e a filosofia do Estoicismo
O enredo de As garotas do Fundão
Comecei a assistir As garotas do fundão sem saber o que esperar e fui sendo envolvida a cada cena, no enredo, cinco amigas se reúnem para uma viagem inesquecível o que não é nada inusitado se pensarmos no ato em si, mas muito tocante e surpreendente quando pensamos na motivação.
Uma delas está com câncer e essa será a última viagem que farão juntas antes do início do tratamento. Durante todos os episódios, não é falado qual das cinco amigas está doente, pois todas ao receberem a notícia resolvem cortar os cabelos e a primeira regra da viagem e que ela não podem falar sobre o câncer.
Sobre a série
Cada uma das meninas tem suas próprias barreiras para derrubar e a cada episódio conhecemos mais sobre elas e é como se nos tornássemos o sexto elemento deste quinteto pela forma como cada cena é íntima e envolvente.
A fotografia da série é ótima assim como o roteiro que parece ter sido escrito com uma sensibilidade e sagacidade incrível.O Estoicismo em As garotas do Fundão
É lindo como no final tudo gira em torno de uma frase extremamente estoica "Isso também vai passar", o que me lembrou de outra frase antiga que remonta a antiga Roma “Memento Mori”.
O imperador romano Marco Aurélio, conhecido como o imperador filósofo, seguia esse mesmo pensamento, acreditava que tanto os momentos bons quanto os momentos ruins eram passageiros e que deviam ser vividos com a mesma paz e serenidade.
A série termina da mesma forma tocante que se desenvolve e é um presente para quem assiste.
Nenhum comentário: