CARTAS PARA JULIETA: O LIVRO E O FILME
Você já ouviu falar das secretárias de julieta?
Muita gente conhece o filme Cartas para Julieta, com Amanda Seyfried, mas poucas pessoas sabem que o longa foi inspirado na obra homônima das irmãs Lisa e Ceil Friedman.
O que acontece no filme Cartas para Julieta?
O filme conta a história de Sophie (Amanda Seyfried) e Claire (Vanessa Redgrave). Sophie vai à Verona em uma espécie de "pré lua de mel" com seu noivo Victor (Gael García Bernal), um homem apaixonado pela culinária e focado na inauguração de seu novo restaurante. Estando em uma das cidades mais românticas do mundo Sophie acaba passando mais tempo sozinha do que acompanhada e é nesse contexto que a moça conhece uma das secretárias de Julieta quando visita à casa da personagem de Shakespeare.
Sophie como uma jornalista de Nova York em busca do artigo que mudará o rumo da sua carreira, sente-se imediatamente intrigada pelo trabalho dessas mulheres que recebem cartas de amor do mundo inteiro endereçadas a Julieta e respondem com conselhos ou acalentos.
Um dia, porém, Sophie encontra por acaso atrás de uma pedra no muro da casa de Julieta uma carta, datada de 1957, onde Claire pede conselhos sobre ficar ou não com seu amor de verão Lorenzo (Franco Nero).
Mesmo a carta sendo de mais de 50 anos atrás Sophie acredita que esta merece uma resposta, e as secretárias de Julieta a permitem responder.
Porém, o que Sophie não esperava era que Claire seguiria o seu conselho e retornaria a Verona para reencontrar o seu amor perdido juntamente com seu neto o cético Charlie (Christopher Egan).
Com seu noivo sempre ocupado buscando por especiarias italianas para o seu novo restaurante, Sophie embarca em uma romântica aventura com Claire e Charlie para encontrar Lorenzo.
Charlie acredita que tudo aquilo é uma loucura e se irrita com Sophie por influenciar sua avó a sair nessa empreitada, mas, no fundo, ele só não quer que sua avó, a única família que tem, se machuque e Sophie começa a ver que há mais dentro do coração do britânico do que ela supunha.
Livro Cartas para Julieta
Na verdade, o que inspirou o filme foi a história das correspondências enviadas para Julieta contada através do livro das Irmãs Friedman.
As autoras contam no livro que quando ouviram falar das cartas não puderam refrear o desejo de entender essa história mais a fundo e começaram uma pesquisa em Nova York que as levou a bela Verona onde encontraram um tesouro de epístolas e narrativas permeadas pela lenda de Julieta e seu Romeu.
❝Quem eram essas pessoas que se davam o trabalho de escrever e por que tinham tamanha consideração por uma personagem de peça de teatro? Nossa investigação nos levou o primeiro ao Club de Giulietta (Clube de Julieta) uma organização sem fins lucrativos de Verona onde trabalham como voluntárias inúmeras "secretárias" respondendo a milhares de cartas que chegam todo ano para a heroína de Shakespeare. Descobrimos que a tradição de escrever para Julieta data do início do século XX, e que alguém, às vezes mais de uma pessoa, sempre responde a essas cartas, desde a década de 1930.❞ (Livro Cartas para Julieta)
Lise e Ceil foram mais afundo conversaram com os primeiros secretários e tiveram acesso às diversas cartas que permeiam todo o conteúdo do livro.
❝Julieta deixou de ser uma personagem de ficção e ultrapassou os limites da literatura para assumir os papéis de conselheira e confidente.❞ (Livro Cartas para Julieta)
Sendo um ponto conectado ao outro, as autoras contam no livro não só a história das cartas endereçadas a Julieta, que chegam a cidade enviadas do mundo todo, mas também a história da própria Julieta, as primeiras lendas até a obra-prima de Shakespeare que eternizou a história da jovem.
O livro conta que a lenda surgiu junto com a história da cidade em 1524 escrita primeiramente pelo autor Luigi da Porto no século XIV.
❝Se a personagem Julieta foi composta com base em todas as emoções desencontradas que acompanham o primeiro amor proibido, ou se baseou em uma pessoa de carne e osso, é fonte de indeterminável especulação.[...] O que não podemos negar é a atração irresistível que a Julieta exerce sobre todos que a conhecem. ❞ (Livro Cartas para Julieta)
E a história de Sophie e Claire? Esta é uma história ficcional escrita para o filme roteirizado por José Revira e Tim Sullivan e inspirada na obra e pesquisa das irmãs Friedman.
Mesmo que o livro não conte a história do filme, somos presenteados com muitas outras histórias de amor reais recebidas pelas secretárias de Julieta, além de um aprofundamento histórico nesta lenda mundialmente conhecida e outras lendas semelhantes.
❝As Milhares de cartas que recebemos todo ano são a prova de que os problemas pessoais são universais. Cheguem as cartas de onde chegarem, da França, do Japão ou do Brasil, com algumas variantes culturais, os temas são amor não correspondido, paixão por alguém que já é casado ou tem outro tipo de compromisso, problemas resultantes de solidão e, em menor grau, diferenças de religião, raça e cultura❞
Como escrever uma carta para Julieta?
Se você também gostaria de escrever uma carta para Julieta basta pegar papel e caneta escrever o que deseja, colocar em um envelope preenchendo os dados corretos do remetente e como destinatário colocar Julieta, em Verona, na Itália. As autoras contam no livro que a maioria das cartas são endereçadas dessa forma e encontram seu caminho até às secretárias.
Nenhum comentário: