FRASES: A mulher de trinta anos - Honoré de Balzac
A tia encontrou ali num desses momentos de crise em que a alma esta sem força , em que tudo é indiferente , o bem como o mal , o silencio como confiança.
(PG 50)
Se a mesa um prato não nos parece bom , não se deve tirar o apetite de ninguém , minha filha ...
(PG 52)
Muitos tolos são considerados homens superiores, eles compensam o numero de homens superiores que são considerados tolos, de modo que o Estado social tem sempre a mesma massa de capacidades aparentes.
(PG 60)
Alem disso tinha essa extrema delicadeza da mulher , esse adorável pudor de sentimentos que consiste em calar uma queixa inútil.
(PG 66)
Luzes súbitas costumam surgir depois de reflexões ou de observações precedentes,devidas ao acaso ou feitas primitivamente com indiferença.
(PG 67)
Muitas vezes uma mulher acorda de repente a beira ou no fundo de um abismo.
(PG 67)
É preciso ter sofrido o suplicio de uma cena análoga para compreender tudo o que essa esconde de dores, para adivinhar os longos e terríveis dramas que provoca.
(PG 69)
O sr.d'Aiglemont dormia sereno a seu lado , sem ser acordado pelas lagrimas quentes que sua mulher deixava cair sobre ele.
(PG 75)
Todos os pecados, e talvez os crimes, tem como principio um raciocínio errado ou certos excessos de egoismo.
(PG 75)
Tinha sobre ele o mais absoluto poder , e dele já abusava : não era mulher ?
(PG 75)
Não é preciso estar viva para sentir as alegrias da vida, e até agora eu não estava morta para tudo ? Você me deu mais que a saúde , ensinou- me a sentir todo o seu valor ...
(PG 78)
As mulheres tem um talento inimitável para expressar seus sentimentos sem empregar palavras muito incisivas sua eloquência esta sobretudo na inflexão , no gesto , na atitude e nos olhares.
(PG 78)
A paixão ganha em profundidade o que parece perder em intensidade.
(PG 79)
O sentimento religioso que dominava aquela linda fronte devia sempre expulsar os maus pensamentos involuntários gerados por nossa natureza imperfeita , mas que mostram ao mesmo tempo a grandeza e os perigos de nosso destino.
(PG 81)
Ele não compreende ou não quer compreender minha existência.
(PG 87)
Sou como um condutor de ursos que morre de medo que um dia a focinheira se rompa.
(PG 87)
Sofrimentos Desconhecidos
Essa mulher tinha vinte e seis anos. Nessa idade uma mulher gosta de saborear a morte, quando ela lhe parece benfazeja.
(PG 100)
Assim, a dor , o mais constante de nossos sentimentos, só seria intensa em sua primeira irrupção, e seus outros ataques iriam enfraquecendo, seja por nossa adaptação a suas crises , seja por uma lei de nossa natureza que para manter-se viva opõe a essa força destrutiva uma força igual mais inerte , extraída dos cálculos do egoísmo.
(PG 100)
As leis sociais me pesam demais no coração e me dilaceram muito intensamente para que eu consiga me elevar aos céus.
(PG 109)
-Obedecer à sociedade ? ... - retomou a marquesa deixando escapar um gesto de horror - Ah senhor todos os nossos males vem dai. Deus não fez uma só lei de infelicidade; mas ao se reunirem , os homens falsearam a obra dele.
(PG 110)
O casamento tal como se pratica hoje, parece-me ser uma prostituição legal .
(PG 110)
Essas fantasias cruéis fazem meus sentimentos empalidecer, e penso: "O que teria então sido minha vida se ...?"
(PG 113)
Que chamam de Sociedade esse antro de egoismo.
(PG 116)
-Será que a família existe senhor ? Nego a família numa sociedade que na morte do pai ou da mãe, divide a s bens e diz a cada um para ir cuidar da vida.
(PG 116)
Nossas leis destruíram as casas, as heranças, a perenidade dos exemplos e das tradições. Só vejo escombros ao meu redor.
(PG 117)
A Melancolia compõem-se de uma sequência de semelhantes oscilações morais , sendo que a primeira toca o desespero e a última , o prazer , na juventude é o crepúsculo da manhã , na velhice , o da tarde.
(PG 118)
Aos trinta anos
Se você quer apenas plumas bem colocadas, gazes calorosas, bonitas toaletes, mulheres frágeis , se para você a vida não passa de uma superfície a aflorar, aqui está o seu mundo .
( PG 121)
Mulheres, idéias, sentimentos, tudo se assemelha.Aqui não existem mais paixões, porque as individualidades desapareceram.
(PG 121)
Não amamos nossos iguais.
(PG 121)
O mérito de um devaneio esta inteiramente em sua vaguidão , não é ele uma espécie de vapor intelectual ?
(PG 122)
Uma mulher que há muito tempo perdeu a esperança no futuro ou em si mesma ; uma mulher desocupada que confunde o vazio com o nada .
(PG 125)
É preciso deixar a vaidade aos que não tem outra coisa a apresentar.
(PG 126)
Existem pensamentos a que obedecemos sem conhece-los : estão em nós sem que saibamos.
(PG 217)
- Senhora, é preciso saber esquecer suas dores ou cavar um túmulo - disse.
(PG 134)
Uma mulher só se debate quando foi agarrada.No dia em que a Marquesa admitiu ser amada, aconteceu-lhe flutuar entre mil sentimentos contrários.
(PG 136)
O céu é o seguinte inferno são dois grandes poemas que formulam os dois únicos pontos em torno dos quais gira nossa experiência: alegria ou a dor.
(PG 140)
O dedo de Deus
Não conheço nada mais terrível que um pensamento de velho numa fronte de criança.
(PG 146)
Os dois encontros
Tenho o que todas as mulheres desejam! Sentir um amor , uma devoção imensa por quem se ama, e encontrar em seu coração, no dele um sentimento infinito em que a alma de uma mulher se perde e sempre ! Diga , isso é felicidade? Devorei mil existências .
(PG 201)
Nenhum comentário: